Apresentação

Você conhece a história dos clubes negros de São Paulo? Aqui e em muitos lugares do Brasil, os homens e mulheres negros criaram associações de ajuda mútua, divertimento e educação. Eram uma forma de enfrentar a discriminação e o racismo. Muitas surgiram logo depois da Abolição e uma parte delas funciona até hoje. São tão importantes que algumas foram tombadas pelo Patrimônio Histórico.

 

1: Fachada da sede da Sociedade Beneficente 13 de Maio, na Rua José Pinto de Almeida n. 636, em Piracicaba.
1. Fachada da sede da Sociedade Beneficente 13 de Maio, na Rua 13 de Maio n. 1188, em Piracicaba

A Sociedade Beneficente 13 de Maio é uma dessas associações. Desde o início do século XX, ela tem papel relevante nas lutas por dignidade e justiça do povo negro de Piracicaba. Aqui você vai conhecer sua trajetória, objetivos e atividades. E também o que foi feito para preservar os documentos que contam sua história. 

2. Livro de Chamadas da Escola Noturna Municipal Urbana 13 de Maio (referente ao ano de 1944), antes da restauração feita no Arquivo Edgard Leuenroth
2. Livro de Chamadas da Escola Noturna Municipal Urbana 13 de Maio (referente ao ano de 1944), antes da restauração feita no Arquivo Edgard Leuenroth.

 

3. Bolsista Eugênia Pereira restaurando o Livro de Chamadas da Escola Noturna Municipal Urbana 13 de Maio (referente ao ano de 1944), no Arquivo Edgard Leuenroth
3. Restauração do Livro de Chamadas da Escola Noturna Municipal Urbana 13 de Maio (referente ao ano de 1944), no Arquivo Edgard Leuenroth.